Atletas Curitibanos nas Olimpíadas 2024

As Olimpíadas de Paris começam com a delegação brasileira composta por 276 atletas, dos quais 25 são do Paraná. Dentre esses, 18 nasceram no estado e outros sete treinam ou estão estabelecidos no Paraná. A delegação paranaense é formada por 17 mulheres e oito homens, competindo em diversas modalidades como quadras, tablados, tatames e pistas.

Temos o orgulho de contar com 9 curitibanos competindo em várias modalidades. São eles:

Augusto Akio – Skate Park

Augusto Akio, um curitibano de 23 anos, é uma das esperanças brasileiras e paranaenses na categoria skate park nos Jogos Olímpicos de Paris. O jovem da capital já conquistou dois vice-campeonatos mundiais nas modalidades Park e Vert, além de ter sido medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile, na modalidade Park. Esta será a sua estreia em Olimpíadas.

Luigi Cini – Skate Partk

Luigi Cini, um atleta de 22 anos natural de Curitiba, competirá no skate park masculino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Assim como Augusto, ele será um dos estreantes brasileiros nas Olimpíadas. Vice-campeão mundial de skate e atualmente ocupando a 8ª posição no ranking mundial, Luigi superou uma lesão nos ligamentos do joelho direito para estar apto a competir em Paris.

As provas do skate park serão realizadas nos dias 6 e 7 de agosto.

Bárbara Domingos – Ginástica Rítmica

Bárbara Domingos, uma curitibana de 24 anos, é um dos principais destaques da equipe brasileira de ginástica rítmica. Com três pódios inéditos nas principais competições mundiais, ela é uma das grandes esperanças do Brasil para medalha nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Em 2023, Bárbara se tornou a primeira brasileira a ganhar ouro no Individual Geral dos Jogos Pan-Americanos e a primeira a entrar no grupo das 12 melhores do Campeonato Mundial.

A atleta competirá no segundo ciclo das Olimpíadas de Paris, com a competição marcada para o dia 8 de agosto.

Isabela Abreu – Pentatlo Moderno

A atleta de 28 anos, natural de Curitiba, chega aos Jogos Olímpicos de Paris 2024 como a principal representante do Brasil no pentatlo moderno. Em 2023, Isabela foi eleita a melhor atleta do pentatlo no Brasil e busca seguir os passos de Yane Marques, que conquistou um bronze histórico para o país nos Jogos de Londres 2012. O pentatlo moderno consiste em cinco modalidades: natação, corrida, tiro esportivo, esgrima e hipismo. Paris 2024 pode ser a última vez que o esporte fará parte do ciclo olímpico.

Isabela também participará do segundo ciclo das Olimpíadas, com a competição marcada para o dia 8 de agosto.

Júlia Soares – Ginástica Artística

Júlia Soares, integrante da seleção brasileira de ginástica artística, tem 18 anos e nasceu em Curitiba. Ela representou o Brasil no Campeonato Mundial Júnior de 2019, onde foi finalista na trave. Júlia conquistou dois ouros em equipe nos Campeonatos Pan-Americanos de 2021 e 2022, além de um bronze na trave em 2021. Ela também possui dois ouros no solo em etapas da Copa do Mundo e uma prata em equipe nos Jogos Pan-Americanos de 2023.

Júlia é conhecida por uma manobra que leva seu sobrenome, o “Soares”, que ela utiliza para subir na trave desde os 15 anos. O movimento consiste em pegar impulso no trampolim, executar uma meia pirueta (180º) que faz o corpo ultrapassar o aparelho e terminar do lado oposto ao que começou, agarrada com os braços de cabeça para baixo.

A seleção brasileira de ginástica artística conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris na final por equipes, alcançando o primeiro pódio olímpico coletivo da história do país na modalidade.

Larissa Araújo – Handebol

Larissa, ala esquerda da seleção brasileira feminina de handebol, tem 32 anos e nasceu em Curitiba, mas teve uma parte importante de sua formação como atleta em Cianorte, no interior do estado. Em 2019, ela participou da conquista do título nos Jogos Pan-Americanos de Lima e também fez parte da equipe brasileira nos Jogos de Tóquio 2020. Atualmente, Larissa joga pelo HC Dunarea Braila, da Romênia. Recentemente, a atleta se lesionou na derrota para a França, na última terça-feira e infelizmente não conseguirá dar sequência na competição, mas teve uma grande atuação durante o tempo que esteve nas Olimpíadas.

Natasha Ferreira – Judô

A curitibana Natasha Ferreira foi convocada para representar o Brasil na categoria ligeiro feminina (48kg) no judô nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Judoca da Sociedade Morgenau, em Curitiba, Natasha começou no esporte aos quatro anos e, aos 11, já estava na seleção brasileira. Entre suas principais conquistas estão o bronze no Grand Slam de Israel em 2023 e o bronze no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô no mesmo ano. Ela é a única atleta da equipe brasileira a treinar no Paraná.

Natasha Ferreira foi a primeira brasileira a competir na Arena Champ-de-Mars. Em sua estreia, enfrentou a japonesa Tsunoda Natsumi, atual tricampeã mundial. A japonesa aplicou uma chave de braço e derrotou Natasha na primeira rodada da categoria 48kg.

Rafaela Zanellatto – Rugby de 7

A atleta de 24 anos, natural de Curitiba, fará parte da seleção brasileira feminina de Rugby de 7 nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Rafaela participou da Copa do Mundo de 2018 e integrou a seleção brasileira nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Recentemente, ela fez parte da equipe que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023.

Roberta Ratzke – vôlei feminino

Por último, mas não menos importante, a curitibana de 34 anos, levantadora da seleção feminina brasileira de vôlei, é uma das atletas mais experientes do time que busca o ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Roberta integrou a equipe vice-campeã olímpica em Tóquio 2020 e possui no currículo dois ouros e um bronze no Grand Prix, três pratas na Liga das Nações e uma prata na Copa dos Campeões.

Com uma atuação impecável, a seleção brasileira feminina de vôlei derrotou o Japão nesta quinta-feira e garantiu sua vaga nas quartas de final da Olimpíada de Paris 2024. Sob o comando de Gabi e Ana Cristina, o Brasil venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/17 e 25/18. O bloqueio foi um dos destaques do time, com 10 pontos. A vitória deixou a equipe nacional na liderança do Grupo B, com aproveitamento de 100%, inclusive nos sets disputados.

A seleção volta à quadra no domingo para enfrentar a difícil Polônia no encerramento da fase de grupos.

É com imenso orgulho que estamos acompanhando e torcendo por todos os curitibanos que continuam na competição, levando o nome de nossa bela cidade até Paris. Acompanhamos com entusiasmo suas performances e estamos ansiosos para ver como eles brilharão nas próximas etapas dos Jogos Olímpicos. Vamos juntos apoiar e celebrar cada conquista desses atletas que fazem parte de nossa história e orgulho curitibano!

Fonte: Filho, Julio. “Paris 2024: todos os atletas paranaenses nos Jogos Olímpicos”. Umdois Esportes. Disponível em: (https://www.umdoisesportes.com.br/olimpiadas/paris-todos-atletas-paranaenses-jogos-olimpicos/)

Compartilhe esse post
Picture of Baggio Imóveis
Baggio Imóveis

Soluções Imobiliárias para Curitiba e Região.

Não deixe um Imóvel Parado

Anuncie seu imóvel com a Baggio Imóveis ou Indique um Imóvel e GANHE A PARTIR DE R$ 150,00 + COMISSÃO

Veja mais posts...
Nos acompanhe nas Redes Sociais